terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mecânica do Game

Criação e customização do seu personagem

Ao criar um personagem é possível escolher um nome, e o estilo e cor do cabelo. É possível alterar a aparência do mesmo utilizando equipamentos para a cabeça, enquanto as "roupas" do personagem variam de classe para classe. O sexo do personagem é determinado ao criar a conta, e geralmente é o mesmo do usuário, devido à limitações técnicas e à política da Gravity.

Desenvolvimento do personagem

O desenvolvimento do personagem é avaliado de duas formas: o Base level (Nível de Base) e Job level (nível de classe). O primeiro, é fixo, e indica o nível do personagem; se inicia do nível 1, e tem como limite 99. Cada vez que um personagem passa de nível de base, ele recebe alguns pontos para distribuir livremente entre seus atributos. O segundo, nível de classe, indica o nível atual da profissão do personagem. Cada vez que o personagem passa de nível de classe, recebe um ponto para adquirir uma habilidade, ou um nível de habilidade. Esta possui diferentes limites, dependendo da classe.
Para subir os níveis de um personagem, o jogador deve adquirir EXP (pontos de experiência), que são recebidas, principalmente, ao derrotar monstros. Existem também quests, que ao serem completadas dão EXP ao jogador.

Sistema de classes

Todo jogador começa como aprendiz. Após atingir o nível 10 de classe, o Novice poderá mudar para uma das classes iniciais (Swordsman, Magician, Archer, Merchant, Thief e Acolyte) ou expandidas (Taekwon, Gunslinger e Ninja) ou ainda se tornar um Super Novice após o nível 45 de base.
Ao nível 40 de classe (podendo chegar até o 50), o personagem de classe inicial poderá ter uma segunda classe. Após atingir o nível nível 99 de base dessa segunda classe, o personagem pode optar para renascer, e se tornar uma "Transclasse". Voltará ao nível 1/1 agora como High Novice, e deverá refazer todo percurso de antes.
Algumas classes como Gunslinger não possuem uma segunda classe, e outras como Soul Linker não podem transceder ou seja não podem ser superiores a sua classe.


Sistema de habilidades (Skills)



As habilidades de um personagem variam de classe para classe. São divididas em duas categorias: Passivas (que melhoram o desempenho do personagem sem precisarem ser ativadas); Ativas (habilidades que precisam de um comando para serem ativadas) sendo esse último dividido em duas subcategorias: Ofensivas (que causam danos a um inimigo); e Suportes (voltadas a melhorias temporárias tanto nos aliados e também no próprio personagem)
As habilidades são divididas em vários níveis, que podem ser aumentados com o ganho de pontos ao subir o nível de classe. A habilidade só poderá ser usada após a inserção de pontos na mesma. Algumas habilidades necessitam de um determinado nível de outras para serem habilitadas.
Existem também habilidades fixas que podem ser adquiridas através de quests, e outras utilizando certos equipamentos, cartas, e itens consumíveis.




Equipamentos

Os equipamentos são divididos em dez categorias: cabeça (baixo, médio e alto), corpo, manto, mão esquerda, mão direita, sapatos, acessório esquerdo e acessório direito. E servem para aumentar os atributos de um personagem. Alguns equipamentos podem possuir um ou mais espaços (slots) que podem ser preenchidos com cartas que dão poderes especiais adicionais aos equipamentos.
Equipamentos podem ter seu desempenho melhorado com o aprimoramento, gradativamente do +1 ao +10. Armas possuem diferentes níveis para um aprimoramento seguro, sem que a mesma possa se quebrar durante o processo: nível 1 (até +7), nível 2 (até +6), nível 3 (até +5) e nível 4 (até +4).
Enquanto o resto dos equipamentos (com exceção dos acessórios, e alguns itens para cabeça, que não podem ser aprimorados) possuem uma forja segura de +4.




Monstros (Mobs)

São NPCs que agem sob inteligência artificial, e são encontrados nos mais variados mapas do jogo. Podem, ou não, se locomover, assim como podem atacar o jogador sem que o mesmo o tenha provocado. Possuem também a capacidade de usar skills, e são divididos por várias raças, formas e níveis.
Ao serem derrotados, podem dar EXP e "dropar" itens.
Existem também, em alguns mapas, os "chefes" popularmente chamados de "boss","MVP"é o nome dado aos jogadores que o derrotam com um índice maior de dano sobre ele (Most Valuable Player),Geralmente, esses chefes vem acompanhados por outros monstros.




Sistema de cartas

Em Ragnarok Online, quase todos os monstros podem dropar cartas - com sua respectiva imagem nela. O uso das cartas é restrito a ser preenchido nos equipamentos "slotados" (com espaço para fixá-las). Cartas adicionadas nos equipamentos ganham diversos bônus, como mudar a propriedade elemental do jogador, de seu ataque físico ou conceder habilidades exclusivas de outras classes à qualquer uma (embora com um nivel inferior do máximo). Cada carta é equipável em diferentes equipamentos - calçado, armadura, arma, acessório, etc. Uma vez equipada, a carta não poderá ser removida, e será perdida se o equipamento quebrar em tentativa de refinamento.




Atributos (Stats)

Ao passar um nível de base, o jogador recebe pontos para serem distribuídos livremente entre seus atributos. Quanto mais pontos forem investidos em determinado atributo, mais pontos serão necessários para que se possa elevar o mesmo.
Atributos influenciam diretamente no desempenho do personagem, e uma vez aumentados, não podem ser diminuídos novamente, até que o personagem vire uma transclasse, quando seus atributos são automaticamente "resetados".


  • STR/FOR (Força) - Aumenta poder de ataques físicos e a capacidade de peso máximo.
  • AGI (Agilidade) - Aumenta a velocidade de ataque e esquiva.
  • VIT (Vitalidade) - Aumenta a defesa, a quantidade máxima de HP e também a tolerância a status negativos (como atordoamento e silenciado).
  • INT (Inteligência) - Aumenta poder de ataque mágico, defesa mágica, recuperação de SP e quantidade de SP máximo, alem de aumentar a tolerância a alguns outros status negativos (como os status sono, "petrificado" e "cego").
  • DEX/DES (Destreza) - Aumenta a precisão dos ataques físicos e diminui o tempo de cast (conjuração) de habilidades. Em menor grau, aumenta minimamente os danos de ataques físicos e velocidade de ataque. Aumenta também o dano físico causado por armas do tipo arco, chicote, instrumento musical e armas de fogo (pistolas, rifles, espingardas e lança-granadas).
  • LUK/SOR (Sorte) - Muitos pensam que aumenta a chance em ganhar objetos, mas não é. Aumenta a porcentagem de chance de sair ataques críticos, assim como esquiva perfeita perfect dodge(valor de esquiva independente da normal, baseada apenas na sorte e único meio de esquivar de ataques críticos); aumenta em pequenas proporções o dano físico e a tolerância contra certos status negativos (os mesmos que VIT).

Parties

São grupos ou equipes que podem ser criadas e desfeitas a qualquer hora, desde que o personagem tenha as habilidades necessárias. Possuem o limite de 12 membros. Os membros de uma party podem dividir itens e EXP entre eles (desde que a diferença entre níveis dos mesmos não ultrapasse 10), assim como podem ver quantidade de HP de seus aliados. O "líder" da Party é o único que possui o direito de convidar ou expulsar membros.
Personagens não podem participar de mais de uma party ao mesmo tempo, e os personagens de uma mesma conta não podem participar da mesma party.


Guildas

Com o uso de um item especial chamado "Emperium", um jogador pode criar, através de um comando, uma "guild". Pode-se escolher um nome - que não poderá ser mudado posteriormente - e um emblema (feito pelos próprios jogadores utilizando programas de edição de imagens), que pode ser mudado a qualquer hora. O criador da guild é chamado de "Guildmaster", e pode recrutar mais membros para a mesma. O Guildmaster pode dar diferentes autorizações para os membros, como recrutar, ou expulsar os demais jogadores.
Guilds também possuem diferentes habilidades, que são ganhas ao subir de níveis, com o recebimento de EXP doado pelos membros. Somente o Guildmaster pode usar essas habilidades. Algumas como "Seal of Aproval", permite que a Guild possa conquistar um castelo na "War of Emperium". Um Guildmaster também pode configurar quais Guilds são suas aliadas ou inimigas.


Player versus Player (PvP)

É uma modalidade de jogo no qual personagens de nível maior que 31 podem batalhar contra outros. Ocorrem em "réplicas" de algumas cidades (não possuindo NPCs ou portais), e pode ser jogado de duas formas: na primeira (YoYo), personagens não são penalizados ao morrerem; enquanto na segunda (Nightmare), há uma chance de que os equipamentos do personagem derrotado sejam "dropados".
Em alguns servidores ou determinados eventos, é possível que áreas normais tenham o PvP habilitado.


Sistema de Sieges

War of Emperium (WoE), é um evento que ocorre duas vezes na semana dentro do jogo. Só pode ser praticada por clãs com a habilidade "Autorização Oficial". Possui duas horas de duração, e tem como objetivo conquistar um ou mais dos 20 castelos do jogo, distribuídos em 4 feudos: Valkyrie Realm (Prontera), Greenwood Lake (Payon), Luina (Al de Baran) e Britoniah (Geffen). Estes clãs podem defender ou atacar um castelo, podendo adotar diversas estratégias. Para se conquistar um castelo, deve-se chegar à sala do emperium e destruir o "Emperium", que é uma pedra dourada, que representa o 'coração' da fortaleza da guild dominante. Uma vez destruído, todas as pessoas que não são do clã e suas alianças são movidas para fora do castelo para que a guild possa armar sua defesa.


War of Emperium SE ( Second Edition ou 2.0): A segunda edição da Guerra do Emperium. É parte de uma atualização para o Episódio 12.1 de Ragnarok Online. Dois feudos foram adicionados nesse episódio: Schwartzwald, o feudo proximo a Juno, e Arunafeltz, o feudo proximo a Rachel, ambos com diferentes castelos. A War of Emperium SE é disputada em um dia diferente da WoE comum, e tem uma serie de modificações, inclusive no modo de conquistar o castelo.


A Guild terá posse do castelo até que outra Guild destrua sua emperium. Se o período terminar antes, a Guild será "dona" do castelo até a próxima WoE.
Ao investir dinheiro no castelo, o líder da guild pode receber itens raros. Os membros dessa mesma guilda também poderão ter acesso a Guild Dungeon (GD) - uma área especial para guilds com um ou mais castelos em posse. Cada feudo possui uma Guild Dungeon diferente, e todas as guilds que dominaram um castelo em um determinado feudo podem acessar a GD do mesmo, onde o sistema PvP é liberado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário